Se você é um agente de viagens, já sabe o quanto é importante se precaver para reduzir os chargebacks (cancelamento da compra com cartão, por contestação ou não reconhecimento do débito), um risco que pode comprometer seriamente a saúde financeira da agência.
Para te ajudar, reunimos abaixo algumas dicas valiosas para sua segurança:
1️⃣ Fique atento nas vendas online para clientes desconhecidos: Analise se há motivo para um cliente sem relacionamento com sua agência estar optando por fazer a compra a distância na sua empresa e não direto com a cia. aérea ou grande OTA. Afinal, se não existe nenhum diferencial, exclusividade ou marketing fazendo essa captação, desconfie da abordagem, as pequenas empresas são o alvo de fraudadores.
2️⃣ Cuidado com viagens que não se iniciam na sua região: por se tratar de uma atividade muito pulverizada com agências em todas as localidades, os consumidores têm mais segurança em comprar com alguma empresa da sua região. Assim, analise se existe algum motivo para eles fazerem a compra com sua empresa.
3️⃣ Atenção para as viagens de última hora: caso não seja um cliente conhecido, para os embarques com menos de 30 dias, recomendamos fazer a venda somente à vista (depósito/PIX) ou comparecendo pessoalmente na agência para as verificações de documentos, cartão e assinatura nos documentos. As contestações geralmente ocorrem quando o verdadeiro portador do cartão recebe a fatura mensal para pagamento.
4️⃣ Confirme indicações de clientes: Em casos em que o passageiro alega ter sido indicado por um conhecido, verifique se a pessoa mencionada é realmente sua cliente e se fez a indicação.
5️⃣ Siga todos os procedimentos de segurança da venda, fazendo o possível para verificar a autenticidade de documentos, cartões e pegando a assinatura do cliente no contrato de vendas e documentos.
6️⃣ Fique alerta para a compra por impulso: caso o cliente não esteja presencialmente na agência (venda online ou presencial fora da agência), evite que ele compre por impulso, mas sim que esteja realmente decidido e ciente de todas as condições, para assim evitar que ele se arrependa da compra e para evitar multas pelo cancelamento faça o chargeback.
E por fim, sempre que sofrer um chargeback, não deixe de procurar a polícia para comunicar a fraude, registrando o Boletim de Ocorrência.