Overbooking

O overbooking também chamado de preterição de passageiros, trata-se de situação na qual o passageiro que comprou regularmente sua passagem, porém, ao comparecer ao embarque este não se realiza pela falta de lugares disponíveis.
Os motivos podem ser diversos, como por exemplo a necessidade de troca do avião por um de menor capacidade ou mesmo uma falha operacional, contudo, o mais comum é que as próprias companhias aéreas com base em estatísticas de comparecimento dos passageiros, e objetivando uma maior receita, vendem passagens além da capacidade.
Dessa forma, quando com frequência essa estatística falha e os passageiros comparecem ao embarque, alguns ficarão impossibilitados de viajar pela falta de lugares disponíveis no avião.
O passageiro que passar por esta situação, tem direito a uma imediata reacomodação em outro voo ou reembolso integral, mas não apenas isso, deve ainda receber assistência durante a espera (alimentação, hospedagem, traslado, etc), e ainda assim receber uma indenização pela ocorrência do overbooking, e se o caso, ser ressarcido pelos prejuízos que este sofrer em decorrência do seu não embarque.